Obras - Naturalismo
Bom-Crioulo é um romance de Adolfo Caminha publicado em 1895, considerado por alguns como um dos primeiros romances sobre homossexualidade da história de toda a literatura ocidental.
Data da primeira publicação: 1895
Gênero: Ficção
Idioma original: Português
Editora: diversas; primeira edição pela Domingos de Magalhães
O Ateneu é um romance do escritor brasileiro Raul Pompeia, considerado como o único exemplar de romance impressionista na literatura brasileira.
Data da primeira publicação: 1888
Ilustrador: Raul Pompeia
Idioma original: Português
Gêneros: Romance, Ficção, Realismo Literário, Literatura do naturalismo
O Mulato é o segundo romance de Aluísio Azevedo, escrito no ano de 1881. Foi responsável pelo início do naturalismo no Brasil.
Data da primeira publicação: 1881
Gênero: Ficção
Idioma original: Português
Editora: F. Briguiet
O Cortiço é um romance naturalista do brasileiro Aluísio Azevedo publicado em 1890 que denuncia a exploração e as péssimas condições de vida dos moradores das estalagens ou dos cortiços cariocas do final do século XIX.
Data da primeira publicação: 1890
País: Brasil
Gêneros: Romance, Ficção, Literatura do naturalismo
Neste livro, Inglês de Sousa tenta aproximar o comportamento do paraibano, do mestiço amazonense e do brasileiro ao comportamento humano de maneira geral, com a intenção de gerar uma tese - a de que o homem é conduzido por forças maiores que a sua vontade, como o meio, a hereditariedade, o instinto sexual -, em uma narrativa que tem como objetivo explicitar e julgar os valores e influências de uma sociedade.